domingo, 27 de novembro de 2011

Jackie Wilson: Mr. Excitement História.

Para os fãs de Jackie Wilson.
Como a wikipédia carece de informações sobre esse artista maravilhoso, eu tomei a liberdade de postar aqui algumas informações sobre a sua história.
Espero que tenha ajudado vocês.
Mantenham sempre viva a memória desse ícone da música e da dança.
É uma pena que os moderadores da wikipédia brasileira se julgam donos da página, eu usei minhas palavras para editar a página da wiki sobre Jackie, mas algum de seus moderados excluiu tudo o que eu disse.
Aqui vou deixar os textos completos.
















Jack Leroy "Jackie" Wilson Jr. (09 de junho de 1934- 21 de janeiro de 1984) foi um cantor americano, e do intérprete, e um 1987 Salão Rock and Roll da Fama. Conhecido como "Mr. Excitement" , Wilson foi importante na transição do rhythm and blues para o soul. Ele foi um showman mestre, e como um dos mais dinâmicos do cantor e artistas em R & B e da história do Rock. Ganhando fama em seus primeiros anos como membro do grupo de R & B vocal The Dominoes, ele seguiu carreira solo em 1957 e gravou mais de 50 singles de sucesso que se estendeu R & B, pop, soul, doo-wop e easy listening. Durante um concerto beneficente de 1975, ele desmaiou no palco de um ataque cardíaco e, posteriormente, entrou em coma, que persistiu por quase nove anos. Na época da sua morte, em 1984, ele havia se tornado um dos artistas mais influentes da alma de sua geração.

Em 2004, a revista Rolling Stone classificou Jackie Wilson # 68 em sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos.



Biografia


Primeiros anos de vida e carreira
Jack Leroy Wilson Jr. nasceu em Detroit, Michigan, o único filho de Jack e Sr. Wilson Mae Eliza. Crescer na área de Detroit aproximada de North End, Wilson entrou para uma gangue chamada Shakers e, muitas vezes se viu em apuros. Ele abandonou a escola aos 15 anos, já tendo sido condenado à detenção juvenil por duas vezes. Depois da segunda vez, no entanto, ele descobriu o boxe e realizada no circuito amador na área de Detroit. Seu registro no Luvas de Ouro foi de 2 e 8. Depois de se casar e tornar-se pai aos 17 anos, Wilson desistiu de boxe para a música, formando um grupo que incluía primo Levi Stubbs, que mais tarde passou a liderar os Four Tops (mais dois primos de Wilson, Hubert Johnson e irmão de Levi Joe, mais tarde tornaram-se membros do The Contours). Ele logo foi descoberto pelo agente de talentos Johnny Otis, que o designou para participar de um grupo chamado Thrillers. Que o grupo viria a ser conhecido como The Royals (que mais tarde iria evoluir para R & B grupo, The Midnighters, mas Wilson não fazia parte do grupo quando eles mudaram seu nome e assinou com a King Records). Depois de gravar alguns lados com etiqueta Dizzy Gillespie recorde, juntou-se The Dominoes, após um teste bem sucedido para substituir Clyde McPhatter, que saiu para se juntar The Drifters. Wilson foi vocalista do grupo para mais de um ano produzindo o hit pop ", St. Therese of the Roses", antes que ele começou uma carreira solo em 1957.

Estrelato Solo
Em 1957, Wilson assinou um contrato solo com a Brunswick Records, uma divisão subsidiária da Decca, e lançou seu primeiro single, Reet Petite, que se tornou um sucesso modesto R & B (mas muitos anos mais tarde, se tornaria um sucesso internacional enorme). A canção foi escrita por um outro ex-boxeador chamado Berry Gordy Jr., que co-escreveu com o parceiro Roquel Davis. Logo a dupla compôs e produziu uma coleção considerável de singles de sucesso para Wilson, incluindo "To Be Loved", "É por isso", "Eu vou Be Satisfied" e seu falecido-1958 single, "Teardrops Lonely". O single tornou-se um último No. esmagar pop 7, e estabeleceu-o como um superstar de R & B conhecida por sua gama multi-octave vocal extraordinária.

Devido ao seu fervor durante a execução, com ambos os movimentos de dança dinâmica e cantando, ele foi logo batizado de "Mr. Excitação", um título que ele iria manter para o resto de sua carreira. Sua dramaturgia em seus shows ao vivo inspirado Michael Jackson e Elvis Presley, entre outros. Seu poderoso, electrizante performances ao vivo nunca deixou de trazer o público a um estado de frenesi.Wilson também admitiu que foi influenciado por Presley também, dizendo "? Muitas pessoas acusaram Elvis de roubar o homem negro? Músicas, quando na verdade, quase todos os espectáculos a solo negro copiou os maneirismos seu estágio de Elvis.?


Em 1958, Davis e Gordy deixou Wilson após as disputas realeza escalado entre eles e seu empresário, Nat Tarnopol. Davis logo se tornou um compositor de sucesso pessoal para Chess Records, enquanto Gordy usou o dinheiro ganho com seu trabalho com Wilson para formar Motown Records em sua Detroit natal. Enquanto isso, convencido de que Wilson poderia aventurar-se de R & B e rock and roll, baladas Tarnopol teve a cantora de ópera e gravar material de áudio fácil. Wilson marcou hits como ele entrou no anos sessenta com o "Doggin 'Around" No. 15, No. 4 a balada "Noite" e "Baby Workout", outro hit Top 10 (No. 5), que compôs com membros Midnighters Alonzo Tucker. Top 10 hits continuou com "Alone At Last" (n º 8) e "My Empty Arms" (n. 9) em 1960 e 1961, respectivamente.

Também em 1961, Wilson gravou um álbum tributo a Al Jolson, Você não ouviu nada "Mas , que incluiu o forro album apenas notas  que ele escreveu:... "para o maior artista deste ou de qualquer outra época... . Eu acho que tenho quase todas as gravações que ele já fez, e eu raramente perdia o ouviam no rádio.... Durante os três anos que tenho vindo a fazer registros, eu tive a ambição de fazer um álbum de canções , que, para mim, representam a herança Jolson grande.... Isto é simplesmente a minha humilde homenagem ao homem que eu mais admiro neste negócio.... para manter a herança de Jolson vivo. "Clips

Na sequência do sucesso "Baby Workout", Wilson sofreu uma pausa na sua carreira, entre 1964 e 1966 como Tarnopol e Brunswick Records lançou uma série de álbuns e singles sem sucesso. Apesar da falta de sucesso de vendas, ele ainda obteve ganhos artística como ele gravou um álbum com Count Basie, bem como uma série de duetos com rhythm and blues lenda Laverne Baker.

Em 1966, ele marcou o primeiro de dois singles retorno com Chicago alma produtor Carl Davis com "Whispers (Louder Gettin ')" e "(seu amor continua Lifting Me) Higher and Higher", um quebra Pop No. 6 em 1967, que tornou-se um de seus hits pop final. Isto foi seguido por "I Get The Sweetest Feeling", que, apesar de seu sucesso nas paradas modesto inicial os EUA (Billboard Pop # 34), desde então se tornou um dos maiores sucessos dele gráfico internacional, tornando-se um hit Top 10 na Inglaterra por duas vezes , em 1972 e em 1987, e um Top 20 hit no Top holandesa 40 na Holanda, e gerou versões cover numerosos por outros artistas, como Edwin Starr, Clube dos homens, Will Young, Franklin Erma (irmã de Aretha), e Liz McClarnon.

A chave para seu renascimento musical foi que Davis insistiu que Wilson não mais gravar com músicos de Brunswick, em vez disso, ele gravaria com músicos lendários Detroit normalmente empregado pela Motown Records. Os músicos participaram das gravações devido a seu respeito por Davis e Wilson Wilson.

Em 1975, Wilson e The Chi-Lites foram apenas artistas significativos Brunswick deixou na lista o rótulo do envelhecimento. Até então, Wilson continuou a gravar singles que encontraram o sucesso no chart R & B, mas não encontrou nenhum sucesso nas paradas pop significativa. Seu sucesso final, "You Got Me Walkin '", foi lançado em 1972.

Vida pessoal
Wilson foi baleado e ferido por uma de suas namoradas, Juanita Jones, em, 1961. Alegou-se que Jones disparou Wilson em um ataque de ciúmes quando ele voltou para seu apartamento com outra mulher, moda modelo Harlean Harris, um ex-namorada de Sam Cooke. Para proteger a reputação de Wilson, a sua gestão, supostamente inventado uma história que Jones era um fã obcecado, que ameaçou atirar em si mesma, e que a intervenção de Wilson resultou em sua foto estar. A história foi aceita, e nenhuma acusação foi movida contra Jones. Freda Hood, primeira esposa de Wilson, com quem teve quatro filhos, se divorciou dele em 1965 após 14 anos de casamento. Casou-se com Harris em 1967, mas eles se separaram logo depois. Wilson mais tarde conheceu e viveu com Crochet Lynn. Ele estava com Crochet até seu ataque cardíaco em 1975. No entanto, como ele nunca se divorciou oficialmente e Harris, Harris fez o papel de cuidador de Wilson para o cantor restantes nove anos. Wilson era um convertido ao judaísmo.


Morte
Wilson sofreu um ataque cardíaco fulminante enquanto jogava uma Dick Clark show no Casino Latina em Cherry Hill, New Jersey em 29 de setembro de 1975, caindo de cabeça para o palco enquanto cantava a linha de seu hit "Teardrops Lonely": "My Heart é Crying ". O golpe na cabeça deixou em coma e para os próximos oito anos e quatro meses, ele estava em estado vegetativo até sua morte aos 49 anos. Al Green e Elvis Presley foram alguns dos poucos artistas que regularmente visitaram a Wilson de cama.

De acordo com a biografia de 2005, Jackie Wilson: Teardrops Solitário , ele recebeu um funeral bem divulgada com a participação de cerca de 1.500 parentes, amigos e fãs. Ele está enterrado no Cemitério Westlawn em Wayne, Michigan.



Em 1987, um segmento de Jackie Wilson no ABC 20/20 caracterizou o legado complicado e morte trágica de Wilson. Ambos Harlean Harris e Crochet Lynn foram entrevistados, eo segmento implícito que Tarnopol levou vantagem injusta de sua dupla função como gerente de Wilson e presidente da Brunswick Records.Acusações de que Tarnopol enganado Wilson fora da maioria dos seus ganhos não foram perseguidos após a morte do Tarnopol.

Tributos e legado


Em 1985, a banda soul / funk, The Commodores gravou "Nightshift" em memória de Wilson e cantor de soul Marvin Gaye, ambos falecidos em 1984. Alcançando No. 1 R & B e pop No. 3 em os EUA, foi o maior grupo de pós-Lionel Richie hit.

Van Morrison também gravaram uma música tributo chamado "Jackie Wilson Said (eu estou no céu Quando você sorri)" em seu álbum de 1972 Pré-visualização de São Domingos . Esta canção foi posteriormente regravada por Midnight Runners Dexys. Quando a pista foi realizada no britânica de TV Top of the Pops , uma foto de Wilson estava destinado a ser utilizado no fundo -, mas uma piada intencional por parte da banda e da equipe de produção fez com que uma imagem de dardos jogador Jocky Wilson foi usado em seu lugar.

Michael Jackson homenageado Jackie Wilson no Grammy Awards 1984. Jackson dedicou seu Álbum do Ano Grammy de Suspense de Wilson, dizendo: "No negócio do entretenimento, há líderes e há seguidores. E eu só quero dizer que eu acho que Jackie Wilson era um entertainer maravilhoso ... Eu amo você e muito obrigado. "

Jackie Wilson é mencionado na canção "Gone But Not Forgotten", cantada pelo artista TQ, que é uma canção dedicada à memória de músicos famosos que já morreram. A letra vai ".. e Jackie, você vai me ensinar a deslizar pelo palco?"

Wilson é mencionado no "Thugz Mansion" rap música de Tupac Shakur. A letra é a seguinte:

"Vi um show com Marvin Gaye na noite passada, Tinha me balançou, peppermint schnapps sippin ' Com Jackie Wilson e Sam Cooke. "




Até comentários de Jackson, o legado de Wilson de gravação esteve adormecido por quase uma década.Tarnopol propriedade gravações devido à separação de Brunswick do MCA de Wilson, mas a gravadora tinha essencialmente fechado, essencialmente apagar legado considerável de Wilson gravado. Mas quando Jackson elogiou Wilson no Grammy, o interesse pelo lendário cantor agitou, e Tarnopol lançou o álbum Wilson primeiro (uma compilação de dois registro) em quase nove anos pela Epic Records, etiqueta de Jackson na época. Através filho Tarnopol, a música de Wilson tornou-se mais disponível.

Wilson fez sucesso póstumo, quando "Reet Petite" alcançou o número um no Reino Unido em 1986. Este sucesso foi provavelmente devido em parte a um novo vídeo em animação feito para a canção, com um modelo de argila de Wilson, que se tornou muito popular na televisão. No ano seguinte, ele bateu as paradas britânicas novamente com "I Get The Sweetest Feeling" (No.3), e "(seu amor continua Lifting Me) Higher and Higher" (No.11).

Rita Coolidge coberto "Higher and Higher", em 1977, sua versão chegou ao número 2 nas paradas pop dos EUA, ganhando um disco de ouro.

Em 1999, a versão original de Jackie de "Higher and Higher" e "Teardrops Lonely" foi introduzido no Hall da Fama do Grammy, e ambos estão na lista da revista Rolling Stone dos 500 Greatest Songs of All Time .

Wilson foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1987; mesmo ano, ele foi retratado na cinebiografia de Valens Ritchie La Bamba por Howard Huntsberry.

Em 1988, sua versão de "To Be Loved" foi apresentado no filme Coming to America , quando Akeem e Lisa estavam caindo no amor. Akeem (Eddie Murphy) depois voltei para casa cantando a música bem alto (e mal), acordar e enfurecendo seus vizinhos.

Em 1989, "Higher and Higher" foi caracterizado fortemente no filme Ghostbusters II, o álbum da trilha sonora de que contou com uma versão cover da música de Howard Huntsberry.

Em 1992, Wilson foi retratado na minissérie ABC por Grady Harrell no The Jacksons: An American Dream.

Em 2004, a revista Rolling Stone classificou-o # 68 em sua lista dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos.

Em 2007, a música de Wilson foi apresentado em uma adaptação cinematográfica de livro de Irvine Welsh Ecstasy: Three Tales of Chemical Roman.


Obrigado aos fãs maravilhosos que mantém viva a memória desse artista único.


We love you forever, Jackie!




6 comentários:

  1. Jackie é e sempre será incrível, um dos melhores com certeza.
    Adorei seu blog. Ainda não o conhecia. Seguindo aqui. Bjo.

    http://miasodre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu sou doente por Jackie Wilson desde minha infancia!! Que honra conhecer alguém que seja fã dele aqui no Brasil!!!!!! Fico muito feliz!!! Emocionada!!

    ResponderExcluir
  3. Thank you for honoring Jackie Wilson. Jackie was a very dear friend of mine and the most amazing talent there ever was. I met him when I was 16 years old and knew him for 13 years...until the day he had his heart attack. I saw him perform over 150 times...he was the very best. Thank you for honoring him.

    ResponderExcluir
  4. amo a música de jackie wilson.. gostei de saber um pouco de sua trajetória a través desta pagina .valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Read the book on Jackie Wilson, "Jackie Wilson: The Man, The Music, The Mob" by Tony Douglas. This is give you a portrait of Jackie.

      Excluir